Me envia seu mídia kit? Se você é um streamer, atleta, caster ou até mesmo uma organização de Esports, irá se deparar com esta pergunta durante sua jornada para crescer no mercado.

Não se assuste, afinal isto é um sinal positivo que seu trabalho está começando a ser reconhecido e que existem pessoas interessadas no que tem feito até o presente momento. Apesar de existir muitas formas de uma marca conhecer seu potencial influenciador, o mídia kit é o mais utilizado.

Fique tranquilo, pois vamos resolver isso agora! Entenda o que é, para que serve e como pode fazer o seu para estar sempre preparado.

O que é um Mídia Kit?

É um dos primeiros passos possíveis para uma marca conhecer um gerador de conteúdo.

Trata-se de uma ferramenta de marketing para apresentação de todo seu trabalho até aqui. Ele servirá como uma carta de apresentação sua para uma marca, será a primeira vez que ela saberá pelas suas palavras, quem realmente é.

Sendo assim, não pegue leve ao criar seu currículo e gaste todo tempo nele para ser mais fiel possível ao seu estilo (design!!!!) e personalidade (único!!!!). O Mídia kit precisa ser criativo e informativo, de fácil interpretação para que pessoas que não te conhecem, passem a te conhecer.

O que tenho que incluir no meu Mídia Kit?

Informações sobre Você

Quem é este profissional?

Fale primeiro um pouco sobre você, conte de onde é, a sua história e, principalmente, destaque os aspectos que levaram você até o momento que vive hoje. Fale sobre seu propósito em estar fazendo este trabalho e aonde quer chegar.

Importante não se estender, um parágrafo será suficiente. Ser sucinto e direto ao ponto também é uma virtude.

Social Media

Essa será a primeira área que as marcas vão olhar, dados são importantes para despertar o interesse. Insira todas as suas contas de mídias sociais que atua frequentemente e que é seu foco para geração de campanhas e conteúdo. 

Não esqueça de organizar de forma separada toda informação (nem todos canais interessam as marcas) e insira seu @ ou URL da página para que te localizem (eles vão checar!) e, mais importante, coloque os seus números. Se não souber quais, vou deixar abaixo algumas sugestões:

  • Instagram: seguidores, alcance, visualizações, taxa de engajamento e retenção(stories);
  • Facebook: impressões e taxa de interações;
  • Twitter: impressões e menções;
  • Twitch: followers, horas assistidas e média viewers;
  • YouTube: inscritos e média de views e likes por vídeo.

As informações, geralmente, estarão disponíveis para vocês nos analytics de cada mídia social e lembre-se que se você quer iniciar uma relação de confiança com as marcas, mentir aqui, só vai fazer sua carreira se encerrar mais rápido.

Use gráficos! O visual bonito do mídia kit é a chave pro sucesso!

Dicas: 

  1. Se você não tem muita facilidade em lidar com o analytics das ferramentas e, também, não é muito boa gerando gráficos, nós da Neverest usamos uma empresa parceira: a Keep.I. Eles facilitam a geração de relatórios de mídias sociais apenas logando na sua conta.
  2. O Influencer Marketing Hub tem algumas ferramentas online e GRÁTIS que podem te ajudar na busca pelas informações essenciais. 

Perfil de Audiência

Com quem vou falar?

Cada influenciador tem um perfil de audiência que ele consegue atrair, sendo assim, as marcas têm muito interesse em conhecer este perfil e saber se dá “match” com o perfil do público que ela está buscando.

Dentro dos analytics, você também consegue obter um perfil da sua audiência. Não deixe de caracterizar ela dentro do seu mídia kit, qual é a faixa etária principal, se são mais mulheres do que homens, quais regiões estão mais presentes e por aí vai…

Dica: existem algumas ferramentas que inclusive criam uma nuvem de palavras que são mais usadas/mencionadas pela sua audiência. Se ela for positiva, coloque como forma de as marcas saberem sobre o que seu público está falando

Formatos

Mas de qual forma vai expôr minha marca? 

Cada influenciador tem os formatos de expôr uma marca para que consigam entregar os resultados esperados. Isso quer dizer que só vou fazer aquilo? Não. Mostra aonde você se destaca mais e para não deixar dúvida, coloque um comentário que está aberta a projetos especiais ou fora dos formatos apresentados. 

Veja os exemplos de instagram e twitch:

  • Instagram: publipost(feed) e stories;
  • Twitch: product placement, ads e banner no profile.

Cases

É confiável?

Você já teve parceria com alguém? Posso confiar? Tem qualidade?Se sim, chegou a hora de contar um pouco sobre ela. Quando você já possui alguma parceria, é um sinal a mais de credibilidade, e pode encurtar caminhos para um futuro parceiro. Depoimentos de pessoas que trabalharam com você nas parcerias anteriores, ganha ponto!

Não se esqueça de colocar o resultado que obteve com estas parcerias anteriores. Se ainda não fez parceria, foque no seu mídia kit para gente conseguir esta primeira.

Preço

Mas quanto tudo isso custa?

Eu, pessoalmente, não gosto de colocar preço ainda nesta fase, prefiro negociar no caso da marca realmente demonstrar interesse, mas….9 entre 10 marcas vão te perguntar isso de cara.

Então, se você ainda for iniciante ou não tiver muita experiência em entender como funciona  a parte comercial, coloque o preço por formato para não perder conexão por falta de informação.

Contato

Imagine você fazer tudo certo e depois a marca não conseguir te achar para te dar aquele contrato que sempre quis? Então, coloque sempre suas informações de contato, incluindo email e telefone para que seja fácil te encontrar.

Ainda confuso? Veja aqui um template que pode te ajudar em por onde começar, mas lembre que isto é o mínimo que deve ter.

Se conseguir colocar todos os pontos acima, de uma forma bem estruturada, já vai estar a frente de muitos concorrentes por esta parceria, mas conheça também a importância do mídia kit.

Lembre-se que o mídia kit faz parte da sua composição como profissional de geração de conteúdo, sendo assim, mantenha-o sempre atualizado e de fácil acesso para que envie para uma marca em menos de 5 minutos.

Esteja pronto! Marcas querem trabalhar com profissionais, não vão te esperar.

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