Entender as principais modalidades nos Esports e suas dinâmicas é um dos primeiros passos para quem quer iniciar dentro deste novo mundo. Isso vai te ajudar a entender os objetivos do jogo e não se “sentir perdido” quando assistir uma transmissão ao vivo.

As modalidades de Espors são equivalentes a dos esportes tradicionais, de um lado você tem o basquete, volêi e futebol e no outro você tem o MOBA, FPS e Battle Royale. A principal diferença consiste na construção do cenário competitivo, enquanto no primeiro isso é feito por região, no segundo, isso acontece em torno de um título (game) e depois por região.

Elenquei as 6 principais modalidades de Esports para que possa entender a dinâmica de cada uma.

MOBA (Multiplayer Online Battle Arena)

Principais títulos: League of Legends(LoL) e Dota 2

Principais plataformas: PC

Neste tipo de modalidade, o duelo é entre duas equipes compostas de cinco jogadores cada. O objetivo principal do jogo é a conquista da base adversária e, principalmente, a derrubada da sua edificação principal (Nexus-LoL e o Ancestral-Dota2).

O jogo se inicia com a fase de picks and bans (escolhas e banimentos) para escolha dos heróis que jogarão e depois cada jogador irá para sua lane, onde tentará avançar com suas tropas e acumular riquezas para compra de itens.

Os torneios de MOBA são conhecidos pelas suas grandes produções e premiações. O The International, campeonato mundial de Dota2, distribui mais de US$34,0 milhões em premiações, já o Worlds de LoL tem suas finais disputadas em grandes estádios e sua audiência já chegou a se aproximar do Super Bowl em 2018.

FPS (First Person Shooter)

Principais títulos: Counter-Strike(CSGO) e Rainbow6 (R6)

Principais plataformas: PC

Se existe uma modalidade nos Esports que o brasileiro tem um carinho especial, esta é o FPS. O Brasil já foi duas vezes campeão mundial no CSGO e vice-campeão mundial no R6, além de ter jogadores reconhecidos como lendas mundiais dentro dos Esports.

Em um mapa a ser escolhido pelo sistema de vetos (bans), o jogo inicia-se com duas equipes, uma de terrorista (TR) e outra de contra terrorista (CT), de 5 jogadores cada, que tem por objetivo plantar e/ou defusar uma bomba no mapa. Os rounds terminam sempre que uma equipe finaliza todos membros da outra ou, em caso, de explosão da bomba.

No Brasil, os principais campeonatos são o Clutch e o CBCS que são divididos em Seasons semestrais, mas mensalmente temos os torneios da GamersClub que dão acesso aos outros campeonatos e que fazem parte do calendário atual da Neverest. No próximo semestre, já planejamos estar jogando a Season 3 de algum destes grandes torneios.

Battle Royale

Principais títulos: Fortnite e Free Fire

Principais plataformas: Console(PS4) e Mobile

Uma das modalidades no Esports que está na moda hoje, se chama Battle Royale. O jogo pode ser jogado tanto em equipe quanto individual e consiste em colocar 100 jogadores dentro de um mapa e o objetivo é ser o último a sobreviver.

A dinâmica que parece simples também favorece muito os momentos de combate e entretenimento para os jogadores já que de tempos em tempos o mapa vai se “fechando” e obrigando jogadores a entrar em confronto direto. Esse mecanismo ajuda a criar os momentos de clímax ao final de cada partida e deixar as transmissões ainda mais interessantes.

Além de tudo isso, as publishers desses jogos têm feito um excelente trabalho de marketing com a criação de ações quase que diárias para envolver cada vez mais seus jogadores. Enquanto o Fortnite já fez ações envolvendo gigantes do entretenimento como Star Wars e Batman, o Free Fire tem um jogador que é a figura do Alok (DJ).

Fighting Games

Principais títulos: Street Fighter e Dragon Ball

Principais plataformas: Console(PS4)

Quem nunca se reuniu com primos e amigos para uma disputa de luta no video-game? O que antes parecia um jogo simples de entretenimento, tem conquistado cada vez mais adeptos ao redor do mundo.

Contando em seu portfólio de esports com títulos como Street Fighter, Mortal Kombat e, agora, Dragon Ball Z, a modalidade de Fighting game é o clássico jogo de luta que o vencedor da melhor de três vence.

Card Games

Principais títulos: Magic, The Gatering e Heartstone

Principais plataformas: PC

Os card games são um clássico das lojas especializadas em RPG, em que jogadores saiam de suas casas, cheios de pastas e decks lotados de cartas, e iam para lojas travar grandes batalhas contra seus amigos em mesas.

Por muito tempo, a indústria foi resistente em transformar os cards de papel em jogos digitais, mas depois de algum tempo, não houve como negar este movimento perante o potencial de expansão de sua base de jogadores.

O jogo é basicamente um contra um no qual você compra cartas de um deck e as combina de forma a atacar ou se defender da melhor forma das tropas inimigas. O final de cada batalha é decretado quando um jogador tem seus pontos de vida drenados a zero.

Esportes

Principais títulos: Fifa

Principais plataformas: Console(PS4)

O esporte tradicional também não ficou de fora dos Esports e logo tratou de criar os torneios referentes a cada modalidade. As regras e formas de disputa dos campeonatos são as mesmas dos grandes torneios tradicionais, inclusive, com a exposição e licenciamento das marcas dos clubes e jogadores.

No futebol, o cenário do FIFA é o que mais cresce, no basquete, existe o NBA 2k e na NFL, o Madden. Há também nesta modalidade uma participação maior de clubes de esportes tradicionais que acabam criando suas unidades de negócios voltada para os Esports e trabalham isso de uma forma a ser um canal de comunicação com a nova geração de torcedores.

No Brasil, a principal competição na modalidade futebol é o Pro Clubes, no modelo 11 contra 11.

Essas não são todas as modalidades de Esports existentes, mas acredito que contemplam boa parte dos grandes circuitos mundiais de esportes eletrônico e já trata-se de um bom começo na sua jornada.

Após esta leitura, acredito que não estará “totalmente perdido” ao assistir um campeonato e conseguirá diferenciar bem as modalidades e seus objetivos.

Não deixe de perguntar caso lembre-se de algum jogo/esports que não citei neste texto ou tenha dúvidas sobre algum deles.

Deixe seu comentário

Newsletter